Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Um fórum de discussão sobre o chinchila como animal de estimação. Recurso inédito: frequente nossa sala de bate-papo e tire suas dúvidas com nossos membros online!
 
InícioÚltimas imagensProcurarRegistarEntrar
Visite nosso site em www.chinchilapet.net.br!

 

 Adaptação entre chinchilas - Ajuda!!!

Ir para baixo 
4 participantes
AutorMensagem
seoane




Mensagens : 7
Data de inscrição : 26/05/2012

Adaptação entre chinchilas - Ajuda!!! Empty
MensagemAssunto: Adaptação entre chinchilas - Ajuda!!!   Adaptação entre chinchilas - Ajuda!!! Icon_minitimeSáb maio 26, 2012 12:43 pm

Olá a todos.

Sou novo neste fórum e espero que alguém me possa ajudar.

Na minha apresentação eu disse que tenho um casal de chinchilas há cerca de 2 anos e que recentemente aumentei a família quando trouxe para casa 2 lindas chinchilas fêmeas adultas que se encontravam à venda numa PetShop e que ninguém as comprava pois já tinham cinco anos.

Numa primeira aproximação entre todas as chinchilas, a Ariel (um dos novos membros) que é muito meiguinha começou a cheirar o "antigo" casal e o macho (Sirius), inicialmente, mostrou curiosidade. No entanto, a fêmea (Chilita) logo começou a brigar com a Ariel. Pelo que eu li, as brigas entre fêmeas não são normais e pensei que isto fosse por ser o primeiro contacto entre elas. Quanto à Brownie (novo membro) manteve-se sempre afastada e desconfiada.
Devido ao desentendimento entre elas, decidi que no dia seguinte o passeio seria feito em separado. Assim o fiz. Quando Sirius e Chilita estavam passeando, elas mostraram grande curiosidade por Ariel e Brownie que ainda estavam na sua gaiola e o mesmo se passou quando fiz o contrário.

Depois comecei por tentar uma técnica que li - ir trocando as chinchilas de gaiolas para estas se irem adaptando ao cheiro umas das outras.

Ontem voltei a deixar que passeassem todas juntos e isso acabou por dar mau resultado. O Sirius e a Chilita foram brigar novamente com a Ariel. Ela que era muito dócil, agora parece que até já tem medo de mim e da minha esposa. A Brownie já ganhou a nossa confiança e neste momento estamos a tentar reconquistar a confiança de Ariel.

Não sei se algum dia vou conseguir fazer com que eles consigam estar todos juntos numa gaiola enorme que eu preparei para eles.

Se houver alguma forma ou alguma dica que eu possa fazer, por favor digam-me.

Obrigado
Miguel

[b]
Ir para o topo Ir para baixo
Katia S

Katia S


Mensagens : 123
Data de inscrição : 26/02/2011
Idade : 52
Localização : São Paulo

Adaptação entre chinchilas - Ajuda!!! Empty
MensagemAssunto: Re: Adaptação entre chinchilas - Ajuda!!!   Adaptação entre chinchilas - Ajuda!!! Icon_minitimeSeg maio 28, 2012 2:23 pm

Olá, Miguel!

Bem, vamos ver se consigo dar algumas dicas... Adaptar um casal adulto e duas fêmeas também adultas vai dar um bocado de trabalho, hein... há de se ter paciência e dedicação. Pode levar dias, semanas, meses ou pode nunca ocorrer. Passa-se em minha mente que de repente pelo estresse das tentativas frustradas de adaptação, pode ser até que as chinchilas que já estavam adaptadas passem a se estranhar entre si.
Pelo visto há uma delas, Ariel, que não é muito bem aceita pelo casal. Você deve fazer com que ela fique com o mesmo cheiro do casal. Quando você troca as chinchilas de gaiola, não pode trocar a forração, tem de ter urina e fezes das chinchilas.

Bom, eu faria o seguinte: como as duas fêmeas foram adquiridas recentemente, primeiro eu as faria acostumarem-se ao novo lar, aos novos donos. Deixe a gaiola das duas fêmeas no mesmo cômodo em que está a gaiola do casal, mas não deixe muito próximas pois podem brigar por entre as grades e alguém pode perder o dedinho na briga. Faça com que os 4 acostumem aos novos cheiros: no caso das chinchilas recém-chegadas, acostumarão aos cheiros e sons do novo ambiente, dos donos e do casal de chinchilas... e o casal de chinchilas irá acostumar-se ao cheiro das fêmeas.

Eu deixaria no mínimo um mês sem fazer com que tivessem contato físico, apenas acostumando-se aos odores e à nova condição, ganhando confiança nos novos donos. Os passeios seriam feitos separados, solta o casal, volta o casal pra gaiola, depois solta a dupla de fêmeas.

Depois desses 30 dias, após alguns dias sem trocar a serragem, passaria a trocá-los de gaiola, por aproximadamente uma semana. E só então soltaria os 4 juntos em um passeio, e aos poucos. Por exemplo, solte a fêmea do casal junto com uma fêmea da dupla, em seguida, tente juntar a outra fêmea e por último o macho. As fêmeas são mais territorialistas que os machos, então irão brigar pelo seu espaço. Promover banho no momento desse passeio coletivo também pode ajudar neste processo. Deixe à disposição 4 recipientes para que possam banhar-se.

Além disso, é muito provável que a fêmea do casal não deixe que outra fêmea aproxime-se dele... mas vamos torcer para que tudo dê certo. Fique atento a possíveis brigas, esteja sempre presente para que possa separá-los instantaneamente se ocorrer algum incidente durante os passeios coletivos.

Estas são as dicas que acho que poderão ajudá-los... Boa sorte! =^.^=
Ir para o topo Ir para baixo
http://www.chinchilapet.net.br
seoane




Mensagens : 7
Data de inscrição : 26/05/2012

Adaptação entre chinchilas - Ajuda!!! Empty
MensagemAssunto: Olá Katia S   Adaptação entre chinchilas - Ajuda!!! Icon_minitimeSeg maio 28, 2012 3:20 pm


Obrigado pelas dicas.

Vou então ser paciente e não deixar que faças os passeios juntos. Vou aguardar os 30 dias e fazer tudo como disseste sem ter a ansiedade de os ver todos juntos.

Vou ver como é que este caso vai evoluindo e depois vo dando novidades.

Obrigado
Ir para o topo Ir para baixo
Katia S

Katia S


Mensagens : 123
Data de inscrição : 26/02/2011
Idade : 52
Localização : São Paulo

Adaptação entre chinchilas - Ajuda!!! Empty
MensagemAssunto: Re: Adaptação entre chinchilas - Ajuda!!!   Adaptação entre chinchilas - Ajuda!!! Icon_minitimeSeg maio 28, 2012 5:44 pm

Eu gosto de fazer tudo na paz, aos poucos, acho que os resultados são mais satisfatórios. Acho que desta forma minimiza o risco de ter brigas posteriores (mas ainda assim podem ocorrer).
Conheço caso de chinchila que foi adaptada rápido demais e depois acabou em briga, com resultados catastróficos.
Mas também fiquei sabendo de um caso em que um casal de chinchilas que aparentemente se amava e conviveu muitos anos juntos, brigou de um dia para outro a ponto de ser fatal para o macho...
Fazemos o possível para que eles fiquem tranquilos e sem estresse, mas ocasionalmente imprevistos ocorrem. É importante acompanhar sempre, assim é possível que se possa interferir na hora em que está ocorrendo e evitar o pior.
Mantenha-nos informados, ok! Se precisar, estaremos por aqui!
Boa sorte!
=^.^=
Ir para o topo Ir para baixo
http://www.chinchilapet.net.br
seoane




Mensagens : 7
Data de inscrição : 26/05/2012

Adaptação entre chinchilas - Ajuda!!! Empty
MensagemAssunto: Re: Adaptação entre chinchilas - Ajuda!!!   Adaptação entre chinchilas - Ajuda!!! Icon_minitimeTer maio 29, 2012 9:29 am

Ok. Vou mantendo informados.

Obrigado
Ir para o topo Ir para baixo
Marinamf

Marinamf


Mensagens : 20
Data de inscrição : 06/03/2012
Idade : 35
Localização : Morro Agudo SP

Adaptação entre chinchilas - Ajuda!!! Empty
MensagemAssunto: Re: Adaptação entre chinchilas - Ajuda!!!   Adaptação entre chinchilas - Ajuda!!! Icon_minitimeQua maio 30, 2012 9:25 am

Estou com o mesmo problema..
Eu tinha um casal de chinchilas, o Fofo e a Princesa, mas o Fofo faleceu.. e eu comprei outro macho o neguinho..isso já faz 4 meses
Mas a Princesa não aceitou ele..eu deixo as gaiolas próximas, troquei eles de gaiolas, mas quando soltei para um passeio coletivo ela bateu nele..Depois descobri que ela estava esperando um filhotinho do Fofo, então imaginei q o nervosismo seria pela gravidez, agora já nasceu o filhote é outro macho e ele ja vai completar 2 meses dia 9 de Junho..e a princesa nao aceita nem que a gaiola do neguinho fique muito perto dela..Tentei aproximar o neguinho do filhote, mas ele morre de medo dele, deve ser pq a Princesa ja bateu nele..agora ele tem medo de tudo..
Acho q eles nao vao se adaptar e o problema é que acho que tenho que separar o bebe da Princesa né...tenho medo dela pegar cria dele e ter problemas..Vou acabar ficando com três gaiolas..
Ir para o topo Ir para baixo
seoane




Mensagens : 7
Data de inscrição : 26/05/2012

Adaptação entre chinchilas - Ajuda!!! Empty
MensagemAssunto: Re: Adaptação entre chinchilas - Ajuda!!!   Adaptação entre chinchilas - Ajuda!!! Icon_minitimeQui maio 31, 2012 8:20 am

Ola marinamf,

4 meses parece ser já bastante tempo. nunca pensei que isso podesse acontecer porque, pelo que eu li, as chinchilas vivem em grupo e são bastante sociáveis (mas isso em meio natural).

Ontem pude reparar o quanto elas também são bastante territoriais. Tive um pequeno incidente à noite quando tinha os novos dois membros a fazer o seu passeio diário. As minhas esperanças de conseguir juntá-las voltaram a zero. Tenho estado a fazer tudo como a Katia me disse. Enquanto umas passeiam as outras ficam na gaiola. Mas ultimamente andava satisfeito porque sempre que soltava o Sirius e a Chilita, eles iam logo correndo para a gaiola da Brownie e da Ariel e ficavam cheirando umas às outras mas não havia brigas por entre as grades. Pensei qe o processo de socialização estava a correr bem.
Ontem, tive de ajeitar a gaiola do Sirius e da Chilita e ela aproveitou o meu descuido para sair correndo para a Ariel e a Brownie. Em segundos preseguiu-as e começou a brigar com elas. Felizmente consegui intrevir rapidamente, mas penso que a briga de ontem fez com que o processo voltasse todo à estaca zero.

Espero, sinceramente conseguir juntá-las, nem que isso leve muito tempo, mas se isso não for possível tenho que fazer o mesmo que você e criá-las em separado.

Quanto ao teu problema, eu ainda não passei por isso, mas também já li que as crias não devem ficar com os pais para não haver problemas se vierem outras gerações entre pais e filhos. Acredito que te deve custar ter de separá-los. Mas podias colocar essa questão no forúm. De certeza que algém já passou por essa situação e poderá dar-te uma opinião.

Desejo-te boa sorte.
Miguel
Ir para o topo Ir para baixo
Tatiane Coutinho

Tatiane Coutinho


Mensagens : 260
Data de inscrição : 23/02/2011
Idade : 36
Localização : Rio de Janeiro

Adaptação entre chinchilas - Ajuda!!! Empty
MensagemAssunto: Re: Adaptação entre chinchilas - Ajuda!!!   Adaptação entre chinchilas - Ajuda!!! Icon_minitimeSeg Jun 04, 2012 9:24 pm

Oi gente,

Já passei por situação semelhante. Uma chin fêmea perdeu o companheiro quando estava grávida. Ficou deprimida e resolvi tentar adaptá-la com um machinho de 3 meses. Mas foi sem sucesso. Depois tentei outra adaptação. Nesse período as filhotes estavam com 4 meses e adaptei uma bebezinha de 45 dias com as três (a mãe e as duas filhotes). Ela aceitou de cara. Acho que foi porque a chin era muito bebê ainda.
Lembro que tive uma adaptação difícil. Tentei de várias formas e o que funcionou não foi a forma convencional. Mas foi indicado por uma menina que cria chins ha bastante tempo. Utilizar o perfume natura mamãe bebê. Colocar um pouco do perfume(bem pouquinho) na mão, depois pegar o chinchila p/ q o cheiro fique no pelo dele e passar um pouquinho perto do nariz e soltá-los p/ um passeio. Lembrando que não é a forma mais indicada p/ se adaptar, mas comigo foi a única coisa que deu certo.
Ir para o topo Ir para baixo
Marinamf

Marinamf


Mensagens : 20
Data de inscrição : 06/03/2012
Idade : 35
Localização : Morro Agudo SP

Adaptação entre chinchilas - Ajuda!!! Empty
MensagemAssunto: Re: Adaptação entre chinchilas - Ajuda!!!   Adaptação entre chinchilas - Ajuda!!! Icon_minitimeQui Jun 14, 2012 10:13 am

Tatiane Coutinho escreveu:
Oi gente,

Já passei por situação semelhante. Uma chin fêmea perdeu o companheiro quando estava grávida. Ficou deprimida e resolvi tentar adaptá-la com um machinho de 3 meses. Mas foi sem sucesso. Depois tentei outra adaptação. Nesse período as filhotes estavam com 4 meses e adaptei uma bebezinha de 45 dias com as três (a mãe e as duas filhotes). Ela aceitou de cara. Acho que foi porque a chin era muito bebê ainda.
Lembro que tive uma adaptação difícil. Tentei de várias formas e o que funcionou não foi a forma convencional. Mas foi indicado por uma menina que cria chins ha bastante tempo. Utilizar o perfume natura mamãe bebê. Colocar um pouco do perfume(bem pouquinho) na mão, depois pegar o chinchila p/ q o cheiro fique no pelo dele e passar um pouquinho perto do nariz e soltá-los p/ um passeio. Lembrando que não é a forma mais indicada p/ se adaptar, mas comigo foi a única coisa que deu certo.

Obrigada Tatiane, eu passei o perfume nos dois machos e funcionou, eles ficaram mais calmos e hoje já estão na mesma gaiola, e estão amiguinhos..brincam e dormem na mesma toquinha, nem acredito que deu certo..rsrs
Ir para o topo Ir para baixo
Tatiane Coutinho

Tatiane Coutinho


Mensagens : 260
Data de inscrição : 23/02/2011
Idade : 36
Localização : Rio de Janeiro

Adaptação entre chinchilas - Ajuda!!! Empty
MensagemAssunto: Re: Adaptação entre chinchilas - Ajuda!!!   Adaptação entre chinchilas - Ajuda!!! Icon_minitimeSáb Jun 16, 2012 5:02 pm

Marinamf escreveu:
Tatiane Coutinho escreveu:
Oi gente,

Já passei por situação semelhante. Uma chin fêmea perdeu o companheiro quando estava grávida. Ficou deprimida e resolvi tentar adaptá-la com um machinho de 3 meses. Mas foi sem sucesso. Depois tentei outra adaptação. Nesse período as filhotes estavam com 4 meses e adaptei uma bebezinha de 45 dias com as três (a mãe e as duas filhotes). Ela aceitou de cara. Acho que foi porque a chin era muito bebê ainda.
Lembro que tive uma adaptação difícil. Tentei de várias formas e o que funcionou não foi a forma convencional. Mas foi indicado por uma menina que cria chins ha bastante tempo. Utilizar o perfume natura mamãe bebê. Colocar um pouco do perfume(bem pouquinho) na mão, depois pegar o chinchila p/ q o cheiro fique no pelo dele e passar um pouquinho perto do nariz e soltá-los p/ um passeio. Lembrando que não é a forma mais indicada p/ se adaptar, mas comigo foi a única coisa que deu certo.

Obrigada Tatiane, eu passei o perfume nos dois machos e funcionou, eles ficaram mais calmos e hoje já estão na mesma gaiola, e estão amiguinhos..brincam e dormem na mesma toquinha, nem acredito que deu certo..rsrs


Olá,
Fico feliz que deu certo! Acho que o perfune inibe o cheio de cada chinchila deixando os dois com cheiro igual.
Mas fique observando por umas semana p/ ver se depois que o cheiro do perfume passar, se irão se estranhar novamente. Espero que fiquem bem.

Beijos
Ir para o topo Ir para baixo
Marinamf

Marinamf


Mensagens : 20
Data de inscrição : 06/03/2012
Idade : 35
Localização : Morro Agudo SP

Adaptação entre chinchilas - Ajuda!!! Empty
MensagemAssunto: Re: Adaptação entre chinchilas - Ajuda!!!   Adaptação entre chinchilas - Ajuda!!! Icon_minitimeQua Jun 20, 2012 10:24 am

Tatiane Coutinho escreveu:
Marinamf escreveu:
Tatiane Coutinho escreveu:
Oi gente,

Já passei por situação semelhante. Uma chin fêmea perdeu o companheiro quando estava grávida. Ficou deprimida e resolvi tentar adaptá-la com um machinho de 3 meses. Mas foi sem sucesso. Depois tentei outra adaptação. Nesse período as filhotes estavam com 4 meses e adaptei uma bebezinha de 45 dias com as três (a mãe e as duas filhotes). Ela aceitou de cara. Acho que foi porque a chin era muito bebê ainda.
Lembro que tive uma adaptação difícil. Tentei de várias formas e o que funcionou não foi a forma convencional. Mas foi indicado por uma menina que cria chins ha bastante tempo. Utilizar o perfume natura mamãe bebê. Colocar um pouco do perfume(bem pouquinho) na mão, depois pegar o chinchila p/ q o cheiro fique no pelo dele e passar um pouquinho perto do nariz e soltá-los p/ um passeio. Lembrando que não é a forma mais indicada p/ se adaptar, mas comigo foi a única coisa que deu certo.

Obrigada Tatiane, eu passei o perfume nos dois machos e funcionou, eles ficaram mais calmos e hoje já estão na mesma gaiola, e estão amiguinhos..brincam e dormem na mesma toquinha, nem acredito que deu certo..rsrs


Olá,
Fico feliz que deu certo! Acho que o perfune inibe o cheio de cada chinchila deixando os dois com cheiro igual.
Mas fique observando por umas semana p/ ver se depois que o cheiro do perfume passar, se irão se estranhar novamente. Espero que fiquem bem.

Beijos

Já faz uma semana que estão juntos e esta tudo bem..A Princesa ficou sozinha na outra gaiola e ficou tristinha, acabei colocando ela ontem com o Neguinho para ver se ela aceita ele, e ela aceitou pela primeira vez ela não bateu nele, acho que antes ela ficava brava para proteger o filhote, agora que eu consegui desmamar ele, ela ficou mansinha novamente...rsrs
Ir para o topo Ir para baixo
Conteúdo patrocinado





Adaptação entre chinchilas - Ajuda!!! Empty
MensagemAssunto: Re: Adaptação entre chinchilas - Ajuda!!!   Adaptação entre chinchilas - Ajuda!!! Icon_minitime

Ir para o topo Ir para baixo
 
Adaptação entre chinchilas - Ajuda!!!
Ir para o topo 
Página 1 de 1
 Tópicos semelhantes
-
» Problemas de adaptação
» problemas de adaptação
» Preciso urgente de ajuda
» ..........
» Chichila resfriada?? Alguém me ajuda por favor!!

Permissões neste sub-fórumNão podes responder a tópicos
 :: Falando sobre as chinchilas :: Adaptação :: Entre chinchilas adultos-
Ir para: