Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Um fórum de discussão sobre o chinchila como animal de estimação. Recurso inédito: frequente nossa sala de bate-papo e tire suas dúvidas com nossos membros online!
 
InícioÚltimas imagensProcurarRegistarEntrar
Visite nosso site em www.chinchilapet.net.br!

 

 como administrar a alfafa

Ir para baixo 
5 participantes
AutorMensagem
patricia22




Mensagens : 12
Data de inscrição : 07/05/2012

como administrar a alfafa Empty
MensagemAssunto: como administrar a alfafa   como administrar a alfafa Icon_minitimeSeg maio 07, 2012 5:05 pm

ola gente,sou nova aqui e tenho um mooooonte de duvidas,,pois comprei uma chinchila faz 2 dias que ela esta conosco!!!ja vi aqui no tópico que o melhor é dar as alfafas dos dois tipos né?
mais minha duvida...quantas vezes ao dia,,ou quantas vezes por semana dou alafafa p/ ela,,tem horario certo? qual a quantidade que eu dougente me responda plissss rsrs!!!
Ir para o topo Ir para baixo
Tatiane Coutinho

Tatiane Coutinho


Mensagens : 260
Data de inscrição : 23/02/2011
Idade : 36
Localização : Rio de Janeiro

como administrar a alfafa Empty
MensagemAssunto: Re: como administrar a alfafa   como administrar a alfafa Icon_minitimeTer maio 08, 2012 9:11 am

patricia22 escreveu:
ola gente,sou nova aqui e tenho um mooooonte de duvidas,,pois comprei uma chinchila faz 2 dias que ela esta conosco!!!ja vi aqui no tópico que o melhor é dar as alfafas dos dois tipos né?
mais minha duvida...quantas vezes ao dia,,ou quantas vezes por semana dou alafafa p/ ela,,tem horario certo? qual a quantidade que eu dougente me responda plissss rsrs!!!

Olá,

A alfafa em rama você pode oferecer três vezes na semana e a alfafa em cubo 1 cubinho por semana. Se notar que as fezes ficaram amolecidas deve diminuir a quantidade de alfafa e rama.

[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar esta imagem]



Eu ofereço essa quantidade ai de alfafa em rama pra os meus.
Ir para o topo Ir para baixo
patricia22




Mensagens : 12
Data de inscrição : 07/05/2012

como administrar a alfafa Empty
MensagemAssunto: Re: como administrar a alfafa   como administrar a alfafa Icon_minitimeTer maio 08, 2012 10:00 am

obrigado viu!eu ainda estou bastante perdida com ele rsrs..
Ir para o topo Ir para baixo
STHEFANNO

STHEFANNO


Mensagens : 7
Data de inscrição : 02/05/2012
Idade : 42
Localização : Itanhaém

como administrar a alfafa Empty
MensagemAssunto: Re: como administrar a alfafa   como administrar a alfafa Icon_minitimeSex maio 11, 2012 3:15 pm

olá, os chins adoram alfafa! Mas tome cuidado! se a alfafa estiver muito amarela, não está bom para o consumo e ficar atenta para ver se não está embolorada.

Boa sorte
Ir para o topo Ir para baixo
dinnyth




Mensagens : 41
Data de inscrição : 29/08/2012

como administrar a alfafa Empty
MensagemAssunto: Re: como administrar a alfafa   como administrar a alfafa Icon_minitimeSeg Set 24, 2012 11:41 pm

Tatiane Coutinho escreveu:
patricia22 escreveu:
ola gente,sou nova aqui e tenho um mooooonte de duvidas,,pois comprei uma chinchila faz 2 dias que ela esta conosco!!!ja vi aqui no tópico que o melhor é dar as alfafas dos dois tipos né?
mais minha duvida...quantas vezes ao dia,,ou quantas vezes por semana dou alafafa p/ ela,,tem horario certo? qual a quantidade que eu dougente me responda plissss rsrs!!!

Olá,

A alfafa em rama você pode oferecer três vezes na semana e a alfafa em cubo 1 cubinho por semana. Se notar que as fezes ficaram amolecidas deve diminuir a quantidade de alfafa e rama.

[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar esta imagem]


Olá, quero saber se posso disponibilizar para o Léo a alfafa em rama a vontade? Eu, exagerada como sempre, na primeira vez coloquei um punhado de feno + um punhado de alfafa em rama + um cubo de alfafa + a ração peletizada + metade de uma carambola de pinus para ele, cada um em seu devido lugar. Léo come a ração aos pouquinhos, não triscou no feno, beliscou a alfafa em cubo (que está na metade e já está na gaiola há 2 dias), acabou com a alfafa em rama e quando retirei as poucas sobras da alfafa e o feno que ele não quis, Léo ficou super agitado, pulando para o lugar onde ficava a rama e então coloquei mais, daí ele sossegou e está saboreando sua delícia. A dúvida é: posso deixar a alfafa em rama a vontade para ele ou é melhor educá-lo e seguir um cronograma? E quanto a essa quantidade, pode ser dobrada quando ele estiver com sua futura esposa? albino



Eu ofereço essa quantidade ai de alfafa em rama pra os meus.
Ir para o topo Ir para baixo
Tatiane Coutinho

Tatiane Coutinho


Mensagens : 260
Data de inscrição : 23/02/2011
Idade : 36
Localização : Rio de Janeiro

como administrar a alfafa Empty
MensagemAssunto: Re: como administrar a alfafa   como administrar a alfafa Icon_minitimeTer Set 25, 2012 9:30 am

Oi,

Entendo sua maneira de ofertar os alimentos à ele .. no início a gente quer dar de tudo p/ q ele fique bem alimentado rs. Bem, a alfafa eu dou esta quantidade da foto em dias alternados porque alfafa em rama contem muita fibra e isso pode causar amolecimento das fezes. Se vc observar que as fezes estão normais, não tem problema em colocar todos os dias. Quando ele tiver uma companheira, vc deve dobrar a quantidade sim.
Aqui em casa eles não gostam de feno. Então eu nem ofereço mais. Eu dou 1 cubo de alfafa toda semana, alfafa em rama dia sim dia não, 1x na semana um cookie de soja e 1x na semana 1 pedacinho pequeno de maça. Vc pode dar maça em uma semana, na outra uva passa, na outra banana. Sempre diferenciando e um pedaço pequeno pq além de causar gases, as frutas em grande quantidade pode dar cárie também.
Ir para o topo Ir para baixo
dinnyth




Mensagens : 41
Data de inscrição : 29/08/2012

como administrar a alfafa Empty
MensagemAssunto: Re: como administrar a alfafa   como administrar a alfafa Icon_minitimeTer Set 25, 2012 9:50 am

Tatiane Coutinho escreveu:
Oi,

Entendo sua maneira de ofertar os alimentos à ele .. no início a gente quer dar de tudo p/ q ele fique bem alimentado rs. Bem, a alfafa eu dou esta quantidade da foto em dias alternados porque alfafa em rama contem muita fibra e isso pode causar amolecimento das fezes. Se vc observar que as fezes estão normais, não tem problema em colocar todos os dias. Quando ele tiver uma companheira, vc deve dobrar a quantidade sim.
Aqui em casa eles não gostam de feno. Então eu nem ofereço mais. Eu dou 1 cubo de alfafa toda semana, alfafa em rama dia sim dia não, 1x na semana um cookie de soja e 1x na semana 1 pedacinho pequeno de maça. Vc pode dar maça em uma semana, na outra uva passa, na outra banana. Sempre diferenciando e um pedaço pequeno pq além de causar gases, as frutas em grande quantidade pode dar cárie também.



Muito obrigada Tati, vou seguir a sua orientação, até para que ele tenha uma rotina, ouvi dizer que é bom. Hoje, por exemplo, já não coloco a alfafa em rama, só amanhã. O cubo da alfafa ainda está lá, abandonado em frente a toca dele. Percebo que ele bebe bastante àgua, comprei uma garrafa de 500ml e enchi toda, mas acho que farei diferente. Colocarei abaixo da metade para que eu possa estar trocando a água com frequencia. E quanto as fezes, estão normais sim. Very Happy
Ir para o topo Ir para baixo
Ðani

Ðani


Mensagens : 53
Data de inscrição : 18/06/2012
Idade : 37

como administrar a alfafa Empty
MensagemAssunto: Re: como administrar a alfafa   como administrar a alfafa Icon_minitimeTer Set 25, 2012 9:54 am

Tatiane Coutinho escreveu:
Oi,

Entendo sua maneira de ofertar os alimentos à ele .. no início a gente quer dar de tudo p/ q ele fique bem alimentado rs. Bem, a alfafa eu dou esta quantidade da foto em dias alternados porque alfafa em rama contem muita fibra e isso pode causar amolecimento das fezes. Se vc observar que as fezes estão normais, não tem problema em colocar todos os dias. Quando ele tiver uma companheira, vc deve dobrar a quantidade sim.
Aqui em casa eles não gostam de feno. Então eu nem ofereço mais. Eu dou 1 cubo de alfafa toda semana, alfafa em rama dia sim dia não, 1x na semana um cookie de soja e 1x na semana 1 pedacinho pequeno de maça. Vc pode dar maça em uma semana, na outra uva passa, na outra banana. Sempre diferenciando e um pedaço pequeno pq além de causar gases, as frutas em grande quantidade pode dar cárie também.

Tati (<< olha a intimidade) eu peguei aquele cronograma que vc me deu e imprimo, ta aqui no box que eu to guardando os mimos do meu Luke. Não consegui achar a versão online aki no forum, não lembro em que post foi, acho que vai ajudar bastante a dinnyth...
Ir para o topo Ir para baixo
Tatiane Coutinho

Tatiane Coutinho


Mensagens : 260
Data de inscrição : 23/02/2011
Idade : 36
Localização : Rio de Janeiro

como administrar a alfafa Empty
MensagemAssunto: Re: como administrar a alfafa   como administrar a alfafa Icon_minitimeTer Set 25, 2012 1:05 pm

Oi Dani, achei o plano de cuidados.
Agora é só Dinnyth preencher com a ratina do chinchila rsrsrs

https://chinchilapet.forumbrasil.net/viewimage.forum?u=https://2img.net/r/ihimizer/img32/4211/planodecuidadoschins.jpg
Ir para o topo Ir para baixo
dinnyth




Mensagens : 41
Data de inscrição : 29/08/2012

como administrar a alfafa Empty
MensagemAssunto: Re: como administrar a alfafa   como administrar a alfafa Icon_minitimeTer Set 25, 2012 2:22 pm

Tatiane Coutinho escreveu:
Oi Dani, achei o plano de cuidados.
Agora é só Dinnyth preencher com a ratina do chinchila rsrsrs

http://forum.chinchilapet.net/viewimage.forum?u=https://2img.net/r/ihimizer/img32/4211/planodecuidadoschins.jpg


Obrigada meninas, já imprimi. Valeu pela ajuda!
Ir para o topo Ir para baixo
dinnyth




Mensagens : 41
Data de inscrição : 29/08/2012

como administrar a alfafa Empty
MensagemAssunto: Preocupação   como administrar a alfafa Icon_minitimeSeg Out 01, 2012 11:11 am

Gente, já comentei aqui que meu Léozinho não é bom de boca No , come a ração peletizada beeeemm aos pouquinhos, não quis conta com o feno, a alfafa em cubo (pedaço relativamente pequeno, de uns três dedos mais ou menos) já tem uma semana na gaiola e ainda não acabou (devo trocá-la por talvez estar velha ou esperar ele acabar com ela?) e o brinquedo de pinus, assim como sua casinha estão intactos. Ele só quer roer o que não pode pale : a porta do banheiro, minha unha, as grades da gaiola (até que ele parou com isso, depois do viveiro que ele ganhou, rs). Mas, ainda assim acho que ele come muito pouco, minha preocupação é que ele desgaste seus dentinhos. Escrevi em outro tópico que tive a impressão que os dentinhos deles estão brancos, o que fazer neste caso? Sad Kátia, socorroooooooo!!! Rs.

No dia da chegada de Sophie (sua futura esposa), Léo se transformou, ficou muito agitado, correu pelo viveiro de um jeito que nunca tinha visto, passou a comer aquela alfafa em cubo que falei aí em cima (antes dela chegar estava mais da metade intacta). Passou a se alimentar um pouco melhor e a se comportar como um verdadeiro chinchila, um animal ativo Very Happy . Conclui que ele precisava de companhia. A sophie, está muito bb e, portanto, não posso colocá-la junto com o Léo, ele é mais velho que ela, imagino que ele tenha quase 4 meses e ela uns 2 meses, (gente comprei eles de pessoas diferentes e, infelizmente No não me passaram informações precisas deles, então fico deduzindo - chato isso não é?) então a gaiola dela (que é menor) fica em cima da dele. Ela se alimenta bem - até demais, rs - chegou do aeroporto faminta tadinha, mas também não quer o brinquedo. Mas, o Léo voltou a racionar comida novamente. O que fazer????

Gente, escrevi um livro aqui, rs, mas, como moro em Salvador e aqui não tem muitos profissionais especializados em chinchila (não conheço nenhum vet. que atenda meus bbs), quero prevenir qualquer problema ou, pelo menos, tratá-los o quanto antes para que não se agravem.

Ir para o topo Ir para baixo
Tatiane Coutinho

Tatiane Coutinho


Mensagens : 260
Data de inscrição : 23/02/2011
Idade : 36
Localização : Rio de Janeiro

como administrar a alfafa Empty
MensagemAssunto: Re: como administrar a alfafa   como administrar a alfafa Icon_minitimeSeg Out 01, 2012 11:20 am

Oi Dani,

O dentinho dele está muito claro? Pode ser falta de cálcio. O da Sophie é bem mais escuro?
Sobre a alfafa em cubo, acho q seria bom vc descartar depois de 1 semana. Pq ela fica pra lá e pra cá, pode entrar em contato com as fezes ou urina, então acho que seria interessante substituir por uma nova.
Ir para o topo Ir para baixo
dinnyth




Mensagens : 41
Data de inscrição : 29/08/2012

como administrar a alfafa Empty
MensagemAssunto: Re: como administrar a alfafa   como administrar a alfafa Icon_minitimeSeg Out 01, 2012 11:26 am

Tatiane Coutinho escreveu:
Oi Dani,

O dentinho dele está muito claro? Pode ser falta de cálcio. O da Sophie é bem mais escuro?
Sobre a alfafa em cubo, acho q seria bom vc descartar depois de 1 semana. Pq ela fica pra lá e pra cá, pode entrar em contato com as fezes ou urina, então acho que seria interessante substituir por uma nova.




Na verdade, ainda não olhei os dela, tenho medo de ficar pegando demais e eles ficarem com medo de mim, mas neste caso, irei fazer um comparativo dos dois e aviso aqui. Até por precaução mesmo! Obrigada Tati.
Ir para o topo Ir para baixo
Conteúdo patrocinado





como administrar a alfafa Empty
MensagemAssunto: Re: como administrar a alfafa   como administrar a alfafa Icon_minitime

Ir para o topo Ir para baixo
 
como administrar a alfafa
Ir para o topo 
Página 1 de 1
 Tópicos semelhantes
-
» Como escolher a alfafa
» Marcas de ração
» Qual tipo de alfafa é mais indicado?

Permissões neste sub-fórumNão podes responder a tópicos
 :: Falando sobre as chinchilas :: Alimentação :: Alfafa-
Ir para: