Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Um fórum de discussão sobre o chinchila como animal de estimação. Recurso inédito: frequente nossa sala de bate-papo e tire suas dúvidas com nossos membros online!
 
InícioÚltimas imagensProcurarRegistarEntrar
Visite nosso site em www.chinchilapet.net.br!

 

 Qual tipo de alfafa é mais indicado?

Ir para baixo 
+3
Jeeh_Pets =3
Katia S
SaaBraunee
7 participantes
AutorMensagem
SaaBraunee

SaaBraunee


Mensagens : 27
Data de inscrição : 28/07/2011
Idade : 30
Localização : São Paulo

Qual tipo de alfafa é mais indicado? Empty
MensagemAssunto: Qual tipo de alfafa é mais indicado?   Qual tipo de alfafa é mais indicado? Icon_minitimeQua Ago 17, 2011 3:36 pm

Olá (:
Gostaria de saber se tem um tipo de alfafa mais indicado para as chins (em ramas ou em cubos)!
Ou se isso não tem nada haver e vai de minha preferência (ou disponibilidade no mercado).
Obrigada Very Happy
Ir para o topo Ir para baixo
Katia S

Katia S


Mensagens : 123
Data de inscrição : 26/02/2011
Idade : 52
Localização : São Paulo

Qual tipo de alfafa é mais indicado? Empty
MensagemAssunto: Re: Qual tipo de alfafa é mais indicado?   Qual tipo de alfafa é mais indicado? Icon_minitimeQua Ago 17, 2011 7:52 pm

SaaBraunee escreveu:
Olá (:
Gostaria de saber se tem um tipo de alfafa mais indicado para as chins (em ramas ou em cubos)!
Ou se isso não tem nada haver e vai de minha preferência (ou disponibilidade no mercado).
Obrigada Very Happy

Olá! bounce
Eu dou dos dois tipos alternadamente... Eu percebi que a grande maioria das pessoas indicava a alfafa em cubos para o desgaste dos dentes uma vez que, devido ao processo de fenação específico utilizado para obter o cubo, o tornava mais sólido para o desgaste dos dentes obtendo um resultado mais eficiente.
Mas... dia desses eu li que a alfafa em ramas também é muito importante uma vez que enquanto a alfafa em cubos favorece o desgaste dos dentes da frente, as ramas favorecem o desgaste dos dentes do fundo (os chinchilas usam os dentes da frente para cortar as ramas e fazem a mastigação da rama em si utilizando os dentes do fundo).
Daí, achei que realmente isso fazia sentido e decidi utilizar as duas igualmente (antes eu também usava mais a alfafa em cubos!).
=^.^=
Ir para o topo Ir para baixo
http://www.chinchilapet.net.br
SaaBraunee

SaaBraunee


Mensagens : 27
Data de inscrição : 28/07/2011
Idade : 30
Localização : São Paulo

Qual tipo de alfafa é mais indicado? Empty
MensagemAssunto: Re: Qual tipo de alfafa é mais indicado?   Qual tipo de alfafa é mais indicado? Icon_minitimeQua Ago 17, 2011 11:07 pm

Então seguirei seu exemplo Kátia! Smile rsrsrs
Muito obrigada!
Ir para o topo Ir para baixo
Katia S

Katia S


Mensagens : 123
Data de inscrição : 26/02/2011
Idade : 52
Localização : São Paulo

Qual tipo de alfafa é mais indicado? Empty
MensagemAssunto: Re: Qual tipo de alfafa é mais indicado?   Qual tipo de alfafa é mais indicado? Icon_minitimeQui Ago 18, 2011 12:44 pm

SaaBraunee escreveu:
Então seguirei seu exemplo Kátia! Smile rsrsrs
Muito obrigada!

Não por isto, Saa!
Ah! E não se esqueça de escolher bem a alfafa, escolher as mais frescas (verdinhas) e sem indício de fungos e mofos (apresentam aspecto esbranquiçado, com uns 'tufinhos' brancos ou verdes-claro).
Bjus!
=^.^=
Ir para o topo Ir para baixo
http://www.chinchilapet.net.br
Jeeh_Pets =3

Jeeh_Pets =3


Mensagens : 143
Data de inscrição : 19/03/2011
Idade : 32
Localização : Jacareí - SP

Qual tipo de alfafa é mais indicado? Empty
MensagemAssunto: ^^   Qual tipo de alfafa é mais indicado? Icon_minitimeQui Ago 18, 2011 6:56 pm

Sim Kátia, acredito que isso serve para todos os roedores, pois para os porquinhos tbm é assim...eles comem feno mas de capim, alfafa só para quando são filhotes, mas sempre em ramas e não em cubos para desgaste dos dentinhos de trás. aqueles que não conseguimos ver, repare que eles mastigam num movimento de zigue e zague(dentes de trás), já a ração o movimento já é mais de cima - baixo(dentes da frente)...;D
Ir para o topo Ir para baixo
Nathany




Mensagens : 1
Data de inscrição : 19/07/2012

Qual tipo de alfafa é mais indicado? Empty
MensagemAssunto: Feno   Qual tipo de alfafa é mais indicado? Icon_minitimeQui Jul 19, 2012 5:23 pm

Alfafa contem mto calcio, então Feno não seria a melhor e se dar!
Ja qe tem o mesmo efeito qe é o desgaste dos dentes além de manter o sistema gastrointestinal deles em bom funcionamento.
Ir para o topo Ir para baixo
Vitor

Vitor


Mensagens : 55
Data de inscrição : 01/03/2011
Idade : 39
Localização : Rio de Janeiro

Qual tipo de alfafa é mais indicado? Empty
MensagemAssunto: Re: Qual tipo de alfafa é mais indicado?   Qual tipo de alfafa é mais indicado? Icon_minitimeSex Jul 20, 2012 10:46 pm

Pessoal alfafa é um tipo de feno!!!! Feno é capim (qualquer capim) seco.

Aqui em casa uso feno de alfafa e feno tifton. Acho que o interessante é diversificar a alimentação.

Os dois tem suas vantagens, mas dizem que a alfafa "solta" mais o intestino, podendo causar diarreia.

Nos coelhos o aconselhado é não oferecer alfafa a partir dos 5 meses (mais ou menos), depois disso só feno. Também não podemos dar feno de outras plantas antes dos 5 meses. Dizem isso, mas ninguém nunca soube me explicar exatamente o por quê.

Para as chinchilas o mais usual é oferecer feno de alfafa durante toda a vida, muitos animais nem gostam de outros fenos.
Aqui em casa ofereço as duas coisas e as minhas chinchilas amam os dois tipos de feno.
Ir para o topo Ir para baixo
marianapuga

marianapuga


Mensagens : 4
Data de inscrição : 10/07/2012
Idade : 43
Localização : Jundiaí-SP

Qual tipo de alfafa é mais indicado? Empty
MensagemAssunto: Re: Qual tipo de alfafa é mais indicado?   Qual tipo de alfafa é mais indicado? Icon_minitimeQui Ago 02, 2012 7:44 pm

Oi pessoal,

Eu tenho chinchilas e um coelho, então já tive que pesquisar muiiiiiiiiiito a esse respeito entre feno (vou usar os nomes assim para diferenciar) e alfafa e a diferença entre cubo e ramas.
Vou pesquisar novamente, mas já tinha lido que o bom de dar os dois tipos de alfafa (cubo/rama) é que apesar delas serem iguais em questão de produto, o modo como são produzidas faz diferença sim para as chinchilas, a rama é melhor para manutenção semanal e o cubo pode ser deixado na gaiola até acabar e depois ser colocado outro.
Feno como conhecemos não tem valor nutricional quase que nenhum para as chinchilas, em compensação é obrigatório para a alimentação dos coelhos. Cada um tem deficiências diferentes, enquanto as chinchilas tem deficiência em cálcio, o coelho não tem.
Se eu encontrar o artigo sobre a diferença da alfafa em rama e em cubo eu coloco por curiosidade a parte que informar a diferença que faz uma e outra, de cabeça não lembro. Mas no final o resultado é que oferecer as duas formas é o melhor para nossos bichinhos!

Abraços a todos!!

Mariana Puga.



SaaBraunee escreveu:
Olá (:
Gostaria de saber se tem um tipo de alfafa mais indicado para as chins (em ramas ou em cubos)!
Ou se isso não tem nada haver e vai de minha preferência (ou disponibilidade no mercado).
Obrigada Very Happy
Ir para o topo Ir para baixo
Tatiane Coutinho

Tatiane Coutinho


Mensagens : 260
Data de inscrição : 23/02/2011
Idade : 36
Localização : Rio de Janeiro

Qual tipo de alfafa é mais indicado? Empty
MensagemAssunto: Re: Qual tipo de alfafa é mais indicado?   Qual tipo de alfafa é mais indicado? Icon_minitimeQui Ago 02, 2012 10:26 pm

Oi gente,

O ideal é oferecer alfafa em rama e em cubo para as chinchilas. Os dois tipos possuem uma boa quantidade de fibras que mantem o bom funcionamento do intestino. A alfafa em rama possui uma quantidade maior de fibras, por isso que quando ofertada em excesso pode causar o amolecimento das fezes, pois acelera o trânsito intestinal. A alfafa em cubo é ótima para o desgaste dos dentes. Aqui em casa eu ofereço 3x na semana alfafa em rama e 1 cubinho a cada semana, pois é o tempo q levam para roerem todo o cubo.
Se a chinchila gostar de feno, pode ser adicionado na alimentação também fazendo rodízio com a alfafa em rama.
Ir para o topo Ir para baixo
Conteúdo patrocinado





Qual tipo de alfafa é mais indicado? Empty
MensagemAssunto: Re: Qual tipo de alfafa é mais indicado?   Qual tipo de alfafa é mais indicado? Icon_minitime

Ir para o topo Ir para baixo
 
Qual tipo de alfafa é mais indicado?
Ir para o topo 
Página 1 de 1
 Tópicos semelhantes
-
» Como escolher a alfafa
» como administrar a alfafa
» Marcas de ração
» Passeio seguro :)
» Mais chinchilas

Permissões neste sub-fórumNão podes responder a tópicos
 :: Falando sobre as chinchilas :: Alimentação :: Alfafa-
Ir para: